quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Nicolas lavando o Quintal

Ontem foi mais um dia para descobertas nossas e do Nicolas. Sabe, pode até parecer besteira, mas dou valor a cada coisinha que ele faz, por mais boba que possa parecer. Para quem não tinha contato com o filho antes, acho que o mínimo que posso fazer e dar Glória a Deus por cada momento que passamos juntos.

Aí, quando acontecem esses momentos que morremos de rir em família ele logo fala:
- Mãe, coloca no blog e no Facebook! - rsrsrsrsrsr

Ele adora quando postamos algo e as pessoas comentam no Facebook:
"Esse é o Nicolas, meu amigão!"
"kkkkkkkkkkkkkkkkk como ele é inteligente!"
"E garotão esperto"
"Cada dia sou  mais fã do Nicolas"

E assim por diante...

E ontem não foi diferente. ele "aprontou" mais uma das suas cenas memoráveis. Sei que contando no blog não dá o mesmo efeito que vivendo a situação, mas tentarei explicar.

Aqui em casa todos temos obrigações: Eu fico responsável pelo almoço, lavar a roupa e organizar a casa. O Alexsander pelo jantar e refeições de final de semana. O Guilherme lava a louça, guarda a roupa e lava o quintal. O Nicolas coloca a mesa de todas as refeiçoes e ajuda a recolher a roupa. Cada um aqui em casa passa sua própria roupa, o que não é diferente com o Nicolas. Ele passa a própria roupa e nunca se queimou. Como ele via cada um passando a sua, um dia ele veio com sua camisa e, sem falar nada, passou bem bonitinha. rsrsrsrs Ele tinha uns 10 anos.

Ontem pedi para o Gui lavar o quintal e dei a ele a sugestão do Nicolas ajudá-lo. Ele achou uma boa ideia: Enquanto ele esfregava o quintal, o Nicolas podia jogar a água com a mangueira. Para que não gastasse muita água, o Gui para o Nicolas fechar a mangueira por alguns instantes.
- Nicolas, fecha a mangueira um pouquinho, por favor.
- Como é que fecha.
- Gira pra esquerda.
- O que? Como assim?
- Gira pra esquerda, Nicolas!
Daqui a pouco só ouvi o Guilherme gritando:
- Não, Nicolas!!!! O que você tá fazendo? Tá molhando tudo! ai, meu Deus!
Fui até lá fora e perguntei o que havia acontecido. Os dois estavam molhados, a roupa que havia colocado no varal também estava parcialmente molhada e o Gui estava indignado fechando a mangueira. O Gui me olhou com uma cara de "Não acredito nisso" e o Nicolas estava molhado e com cara de "Ué" com as mãozinhas viradas para cima se perguntando: "O que foi que eu fiz?"

Eu olhei para os dois e não entendi bem o que tinha acontecido, então perguntei ao Gui:
- Filho, o que que aconteceu?
- Eu falei pro Nicolas fechar a mangueira e ele começou a jogar água pra todo lado!
- É verdade isso, Nicolas? - ao que ele respondeu:
- Mãe, ele falou pra eu girar a mangueira pra esquerda, e eu girei!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o Gui continuava sem entender. Então eu lhe perguntei:
- O que você disse ao Nicolas?
- Pedi pra ele fechar. Aí eu expliquei que tinha que girar pra esquerda. Foi quando ele começou a jogar água pra todo lado.
- Gui, presta atenção filho. Você pediu pra ele "girar" a mangueira. Na cabeça dele, como você acha que ele processou a informação?
- Sei lá!
- Nicolas, mostra para o Gui como se faz pra girar para a esquerda.
O Nicolas pegou a mangueira e começou a fazer um giro em espiral, o que ocasionou o aguaceiro para todo lado! Quando o Gui se deu conta do que havia acontecido foi risada geral! kkkkkkkkkkkkkk O gui ficou entre a indignação e o entender cada dia mais a cabecinha do irmão autista. O Nicolas quis entender como seria então "girar para a esquerda". Então o Gui pegou e mostrou ao Nicolas com o se faz.



"O aprendizado contínuo é uma dádiva. Não nos percamos em nossos caminhos. É só pegar na mão do seu anjo que ele te guiará para a luz todos os dias. Não temas, pois Deus já está cuidando de você"
Anita Brito



3 comentários:

  1. Um dia de cada vez, muito legal aprender todos os dias!!!

    ResponderExcluir
  2. Querida, feliz natal!!!
    Nicolas é lindo, lembra meu Matheus.
    Meu Matheus tem 13 anos, estuda em uma escola pública regular, passou para o 9º ano do ensino fundamental.É meu orgulho, uma vitória para nós.
    Ele é grande como seu filho, engraçado, divertido, alegre, canta, dança, usa o computador com facilidade, fala com fluência verbal desde os 5 anos, aprendeu a ler aos 2 anos e 7 meses, ele também tem hiperlexia.
    Faz acompanhamento médico no Inst. Fernandes Figueira, com o Dr.Adailton Pontes, excelente médico.
    Estou te escrevendo isso, devido a dona Elizabeth Monteiro (FAUSTÃO), que decepção, fiquei magoada e triste.
    Felicidades a vcs e ao Nicolas.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Que fofo!!! A gente ri, mas tenho certeza o mais difícil foi ignorar a irritação e se divertir!!!

    ResponderExcluir