domingo, 16 de dezembro de 2012

A polêmica: o assassino era autista ou não?

O post aqui colocado não tem a intenção de corroborar, atacar, ir a favor ou contra ninguém. É minha visão em meu blog. Não posso atacar um outro ser-humano só porque não concordo com sua posição. Sabedoria e paz de espírito adquiri-se com o tempo.

Após a grande tragédia ocorrida nos Estados Unidos, começou a grande tragédia na Internet. Dizer se o assassino era ou não autista.

* Primeiramente: temos muito com o que nos preocupar, como por exemplo, orarmos pelas família que ficaram sem seus entes queridos.

*Segundo: Quantos assassinatos destes já ocorreu nos Estados Unidos e no mundo e a pessoa era autista?

Na entrevista dada pela psicóloga no programa do Faustão, notem que ela está falando sobre psicopatia, quando é cortada pelo Faustão, que tem a dinâmica de sempre fazer uma entrevista onde ele participa o tempo inteiro falando junto com o entrevistado.

A psicóloga, Elizabeth Monteiro, então, diz que LEU que o menino era Asperger e Faustão pergunta a ela o que é Asperger. Quando ela começa a explicar, que Asperger é uma forma de autismo onde a pessoa é considerada, por muitas vezes inteligente, o Faustão corta-a novamente e pergunta sobre o fato de a mãe não ter percebido nada de errado no filho, então, a psicóloga continua falando de acordo com o que é perguntada. Ela não diz: "O assassino era autista/asperger". Ela diz que leu sobre isso, o que realmente está veiculando na imprensa escrita. O Faustão, gostem ou não do jeito de ele entrevistar, também não afirmou que o garoto fosse autista.

Temos que tomar cuidado para não veicularmos algo que não é verdadeiro para não abalar ainda mais a imagem de nossos anjos azuis. Eu não assisti ao programa, por isso fui ao site para pegar a entrevista, que segue o link para quem quiser ver. O papo entre os dois acontece nos primeiros 05 minutos, depois desenvolve para o quadro Divã.

Temos duas visões aqui:
* Suponhamos que tudo não tenha passado de um mal entendido. Contudo, ficou um mal entendido, logo precisamos de uma retratação. É só pedirmos com EDUCAÇÃO para que isso aconteça. Mobilizemo-nos, mas com sabedoria.

* Digamos que ela esteja errada e que tenha realmente dito isso ou aquilo. A pergunta é: O fato de xingarmos, ameaçarmos, humilharmos irá fazer-nos diferentes dela? Superiores? A agressão é a melhor forma de expressão? Se as declarações foram tão ofensivas, como podemos reagir da mesma forma? O que temos aprendido com nossos anjos?

O Nicolas me traz uma paz de espírito tão grande, uma certeza tão grande de que eu quero um mundo melhor e cheio de paz, que só penso em reivindicar da melhor forma possível. Saber expressar-me sem ofender.

http://tvg.globo.com/programas/domingao-do-faustao/O-Programa/noticia/2012/12/totia-meirelles-participa-do-diva-do-faustao-no-palco-do-domingao.html

7 comentários:

  1. me desculpe, mas o que essa cidadã faz é quase um diagnóstico ao vivo sobre um rapaz que ela nem teve acesso. inclusive, ela fala que leu apenas. e ela coloca psicopatas, autistas e asperger todos num mesmo balaio e sacode, o que sair é um frankstein lucrativo pra venda do livro dela. sem responsabilidade nenhuma. a gente não tem se respeitado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Filipe. Respeito sua visão sobre o assunto. Mas ainda acho que temos que ter cautela, pois quanto mais disseminarmos o assunto desta forma, mais corremos o risco de: 1: ajudar a veicular os termos "assassino" e "autista" no mesmo contexto. 2: Crucificarmos a pessoa entrevistada...

      Eu não sou fã dela, porque não a conheço. Não sou sua advogada e nem amiga de Internet. Eu realmente não a conheço e não conheço seu trabalho. Mas fiquei chocada com o que escreveram na Internet e como xingaram. Após ter lido seu comentário, revi a entrevista e continuo achando que foi uma entrevista cheia de gaps. Ela realmente não diz que o assassino era asperger, diz que leu e foi cortada antes de terminar o raciocínio. Uma coisa eu concordo: A ENTREVISTA FICOU MUITO RUIM! Mas acho que não podemos pegá-la de Bode Expiatório. Gostaria muito que a Globo arrumasse um jeitinho de concertar a bagunça.

      Obrigada por partilhar conosco sua opinião.

      Um grande abraço e fique com Deus

      Excluir
  2. Com todo respeito acho qeu vc está enganada. Está minimizando os efeitos dos absurdos que essa senhora falou. Nós nao conhecíamos o assassino então TODOS os comentarios sao baseados no que lemos a respeito. Dizer que a informação foi conseguida atraves da imprensa ou pq ela leu tb exige responsabilidade tambem, pq ela está num programa de veiculação nacional! ela devia ter gastado o tempo que ela tinha falando, fazendo piadinha sobre crianças que cortam gatos, terminando o raciocinio que começou sobre o comportamento dos aspergers. O que ficou demonstrado foi que pouco ou quase nada ela sabe sobre autistas e foi irresponsavel sim em colocar na mesma linha explicativa um assassino, autistas e pasicopatas. Desserviço, levianidade e irresponsabilidade. É assim que os autistas e pais estão se sentindo qdo protestam e pedem retratação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanci.

      Respeito seu ponto de vista e entendo o que você, e outras mães, está sentindo. Às vezes, as coisas nos ferem de tal forma que dói muito. Mas eu não estou minimizando, e sim, colocando como eu vejo. Aliás, eu não sou a única que vejo assim. Mas abe de uma coisa? Isso tem a muito a ver com minha personalidade. Eu sempre prefiro resolver as coisas com calma e sabedoria. Por mais que algo me afete, eu procuro manter a calma e tentar resolver sem brigar. Isso, pq eu era "brigona" no passado, mas notei com o tempo que as coisas ficam piores quando agredimos... Só gostaria que nós tentássemos fazer com que a Rede Globo se retrate sem teros que agredir com palavras, pois já nos sentimos agredidos e violência gera violência.

      Muito obrigada por dar sua opinião. Gostaria que você soubesse que estou orando muito por todos para que esse sentimento passe logo e para que as coisas fiquem esclarecidas logo.

      Um grande abraço e fique cm Deus

      Excluir
  3. Pessoas ruins cometem atos bárbaros. E isso independe de serem neurotípicas ou autistas.karin Rosane Scheer, mãe de um menino autistas com 10 anos.

    ResponderExcluir
  4. Anita Brito, sou estudante de psicologia e assisti várias vezes a entrevista para tentar entender o que aconteceu. Concordo plenamente com o que dissestes aqui e aconselho a todos assistirem de novo a entrevista sem pré conceitos. A única pessoa que falou o que não deveria falar e interrompeu (como de costume) milhares de vezes foi o apresentador Faustão. Há também um outro blog falando sobre isso e apontando alguns erros que a psicologa cometeu um deles é sobre a inteligencia do Asperger, na maioria dos casos eles tem inteligencia acima da média mas não são TODOS, pelo que já estudei me parece que seja assim gostaria de uma confirmação.
    Não acho que ela tenha generalizado que autistas são assassinos. E não acho também que ela não saiba nada sobre o autismo, ela é uma profissional. Qualquer pessoa que queira saber um pouco sobre qualquer síndrome pesquisa na internet, não acredito que uma profissional de psicologia não saiba nada sobre esse assunto.

    ResponderExcluir